RS poderá sediar festival nacional de música.
Secretario de Cultura Zeca Brito com Ricardo Sena creditos da foto: Edison Larrronda
Na tarde da ultima quarta-feira (24), foi realizada uma reunião no Palacete Pedro Osório, sede da Secretaria de Cultura de Bagé, no Ri Grande do Sul para tratar da possibilidade de o município sediar o capítulo brasileiro do Festival Internacional de Punta del Este.
Participaram do encontro o secretário de Cultura, Zeca Brito, sua chefe de gabinete Natalia Centeno, o diretor do festival no Brasil, Ricardo Sena, e o agente cultural Edison Larronda.
Durante a reunião, Ricardo Sena apresentou o projeto e destacou a relevância de Bagé como possível sede para o evento. A proposta prevê a participação de três candidatos de cada um dos 27 estados brasileiros. Considerando que cada artista venha acompanhado, a estimativa é de cerca de 250 pessoas envolvidas diretamente, fomentando a economia local como um todo.
Sena também anunciou que parte da arrecadação obtida com a venda de ingressos será destinada à Santa Casa de Caridade de Bagé, como forma de retribuição à comunidade e apoio a instituição. Por esse motivo pretende procurar a provedora da Santa Casa para tratar desse assunto.
O secretário Zeca Brito demonstrou entusiasmo com a iniciativa e colocou a pasta à disposição para colaborar com os encaminhamentos necessários à realização do evento. Uma audiência com o prefeito já foi solicitada para tratar da viabilidade do projeto e definir maiores detalhes acerca do evento.
Vale explicar que o FIC Punta del Este se destaca por promover talentos e valorizar a diversidade musical. Ao longo de suas edições, o festival já reuniu artistas de países como Israel, Espanha e México, tornando-se um importante espaço para a música autoral no cenário global. Esse ano ela ira promover sua 13 edição.
No Brasil, o processo seletivo será realizado por meio de vídeos, nos quais os candidatos deverão interpretar uma música sem edições. Para a final brasileira, cada artista deverá apresentar uma canção inédita. O vencedor representará o país na etapa internacional do festival, no Uruguai.