CULTURA & LAZER

FESTIVAR” LEVA PARA AIMORÉS FIM DE SEMANA COM MUITO TEATRO, CIRCO, PALHAÇARIA E MÚSICA

Festival acontece nos dias 9 e 10 de maio e contará com presenças como Saulo Laranjeira, grupo de teatro Pigmalião, entre outros, além de concurso e exposição de fotografia. A entrada é gratuita.

Nos dias 9 e 10 de maio, sexta e sábado, a cidade de Aimorés celebrará a arte, o convívio, a cidadania e o lazer com seu primeiro festival de artes, o Festivar, idealizado pelo produtor cultural e aimoreense Yuri Pinto. O evento, totalmente gratuito e aberto ao público, em frente ao Aimorés Lorena Clube, levará para a cidade shows, apresentações de teatro, circo, palhaçaria, além de concurso e exposição de fotografia. São presenças confirmadas o humorista Saulo Laranjeira, o grupo de teatro Pigmalião, Everton Coroné, entre outros. Toda a programação pode ser conferida no Instagram @festivar.artes ou pelo site: www.festivar.com.br .

“Eu trabalhei toda a minha vida com produção cultural. Hoje vivo no Vale do Jequitinhonha, mas minhas raízes estão em Aimorés. Realizar um festival de artes em minha terra natal é a concretização de um sonho antigo. Por estar na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, acredito muito no potencial da cidade para se tornar um ponto de difusão e intercâmbio cultural entre os dois estados. O Festivar chega em 2025 com uma intensa e diversa programação artística para o público de todas as idades e o meu desejo é que ele se insira no calendário oficial de eventos do município, contribuindo para a valorização da cena cultural”, diz o artista e idealizador do Festivar.

Serão apresentados cinco espetáculos de artes cênicas, dois shows musicais, além de concurso e exposição fotográfica. O concurso de fotografia irá selecionar entre os dias 10 de abril e 25 de abril, por meio de curadoria, dez fotos com o tema “Paisagem Cultural de Aimorés”, que receberão o cachê de R$1.000,00 por selecionado, além de terem suas imagens expostas durante o evento. As inscrições podem ser feitas através do link www.festivar.com.br

Na sexta-feira, dia 9 de maio, às 19h30, o Pigmalião Escultura Que Mexe, coletivo de artistas de Belo Horizonte, apresentará “Seu Geraldo – voz e violão”, um espetáculo musical de teatro de bonecos. Seu Geraldo é um violeiro e cantor de setenta e três anos. É uma figura singular que gosta de falar com a sua platéia sem barreiras, sobre o assunto que a ocasião mandar. Faz seu show ao lado da namorada Dona Catarina, de oitenta e um anos, e Ana, sua irmã. Os três relembram músicas antigas e sempre surpreendem pela escolha de seu repertório e pelo teor inesperado até de suas conversas mais triviais. Seriam três idosos como outros tantos, não fossem eles marionetes de fios esculpidas em madeira absolutamente conscientes de que são seres humanos normais, com os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão.

O grupo Pigmalião apresentará também a intervenção com a ”Bira e Bedê”. As irmãs gêmeas idênticas no semblante e opostas em personalidade, aparentam estar sempre à espera de algo ou alguém que nunca chega. Já em idade avançada, flanam pela cidade procurando e inventando atividades para preencher o tempo do seu cotidiano tedioso. A interação com quem elas se encontram surge ora como um alívio, ora como reflexo da incapacidade delas de se separarem. Apesar de seus semblantes pouco convidativos e de suas enormes estaturas, elas se esforçam para se integrarem à multidão.

Dando continuidade à programação do primeiro dia do Festivar, o Circo do Sufoco apresenta “Atemporal”. No ano de 2.200, após a devastação dos recursos naturais, a humanidade encontra-se quase extinta. Entre os poucos seres que habitam o planeta terra, encontra-se um Cientista. Em seu laboratório feito de máquinas, realiza diversas experiências em busca de fórmulas, que lhe trarão vida para os próximos dias. O espetáculo leva ao público uma história recheada de magia, reflexão, divertimento e emoção.

Para encerrar a programação da sexta-feira, o mineiro multi-instrumentista, Everton Coroné, um dos acordeonistas de maior destaque da sua geração, promete levar muito forró para o palco do Festivar com show “Forro Gerais” para toda a população às 21h30.

No sábado, dia 10 de maio, a programação se inicia às 19h com o palhaço e artista circense Rafael Mourão em “Sufoco”, às 20h30. No espetáculo, Sufoco esforça-se para colocar em cena todas as atrações de um grande circo. Mas ele conta apenas com um palhaço no elenco: ele mesmo! Em meio a confusões e tropeços, Sufoco revela-se um multi-artista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista. Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.

O Carroça Teatral, grupo teatral de Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte, apresentará às 20h, o espetáculo “A Rua, a Lama e a Santa”. A obra traz uma reflexão sobre a tragédia/crime dos rompimentos das barragens de rejeito do minério de ferro nas cidades de Mariana e Brumadinho (MG).
 
Às 21h, o jazz toma conta do festival com a Charrete Jazz Band, grupo formado pelo encontro de músicos das centenárias bandas marciais de São João del Rei, que tem como referência a sonoridade e descontração das autênticas bandas de jazz americanas nascidas em New Orleans.

Encerrando a programação com chave de ouro, às 22h, Saulo Laranjeira, considerado um dos maiores intérpretes de nossa brasilidade, reconhecido por sua postura de Cantador – apresentará o show “Assunta Brasil Duo – A Arte de Saulo Laranjeira”. O espetáculo reúne a multiplicidade criativa de um menestrel e os sons dos diversos Brasis, com composição cênico-musical e ilustrações de personagens de Saulo Laranjeira – desde os poéticos, os rurais, de tessitura sertaneja, e até mesmo os que imprimem um humor elegante. O roteiro é inscrito com interpretações célebres da legítima música brasileira, e passa por sambas, frevos e forrós, até emboladas e músicas de domínio público.

O Festivar é apoiado pela Reparação da Bacia do Rio Doce através do edital Doce e realizado através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Lei Paulo Gustavo, e Ministério da Cultura/Governo Federal.

SERVIÇO

Festivar

9 e 10 de maio, sexta e sábado, a partir de 19h
Local: Em frente ao Aimorés Lorena Clube – Aimorés/ MG (Praça Benjamin Constant, 54, Centro.)

PROGRAMAÇÃO

09 de maio, sexta-feira
19h30 – Espetáculo “Seu Geraldo – voz e violão” (Pigmalião Escultura Que Mexe)
20h30 – Espetáculo “Atemporal” (Circo do Sufoco)
21h30 – Show “Forro Gerais” (Everton Coroné)

10 de maio, sábado
19h00 – Espetáculo “Sufoco” (Circo do Sufoco)
20h00 – Espetáculo “A Rua, a Lama e a Santa (Carroça Teatral)
21h00 – Charrete Jazz Band
22h00 – “Assunta Brasil Duo – A Arte de Saulo Laranjeira”

Entrada gratuita.

Mais informações: (31) 99978-9083
Instagram: @festivar.artes

Wesley Luiz Costa Ribeiro

Jornalista (MTB 0023749/MG) com experiência em comunicação digital, produção e divulgação de projetos artísticos. Atua na criação de conteúdos audiovisuais, estratégias de mídia, edição de jornais e produção de materiais culturais. Possui formação em liderança e gestão de pessoas, com foco em desenvolvimento de equipes e projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *