Serviços Brasileiros Registram Oitavo Mês Consecutivo de Crescimento, Impulsionados pelo Setor de Transportes

© Fernando Frazão/Agência Brasil

O setor de serviços no Brasil demonstrou robustez ao registrar um aumento de 0,6% de agosto para setembro, marcando o oitavo mês consecutivo de crescimento. Este desempenho eleva a expansão acumulada no período para 3,3%. Comparado a setembro do ano anterior, o setor apresentou um crescimento de 4,1%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses indica uma variação positiva de 3,1%.

Este resultado posiciona o setor de serviços no ponto mais alto já registrado, com recordes de atividade sendo alcançados desde abril. Os números de setembro superam em 19,5% o período anterior à pandemia de Covid-19, especificamente fevereiro de 2020.

O setor de transportes, armazenagem e correio liderou o crescimento com um aumento de 1,2%, seguido pelos serviços de informação e comunicação (1,2%) e outros serviços (1,6%). Em contrapartida, os serviços prestados às famílias e os serviços profissionais e administrativos apresentaram quedas de 0,5% e 0,6%, respectivamente.

O setor de transportes, responsável por uma parcela significativa do índice, tem sido a principal força motriz nos últimos oito meses, impulsionado pelo transporte de cargas e pelo transporte aéreo de passageiros. O aumento do transporte aéreo de passageiros é atribuído ao aumento da renda disponível e à queda nos preços das passagens.

A Pesquisa Mensal de Serviços também acompanha o índice de atividades turísticas (Iatur), que registrou um aumento de 0,1% em setembro em comparação com o mês anterior. No acumulado do ano, o setor de turismo expandiu 5,7% e, em 12 meses, avançou 6,6%. Esses resultados colocam as atividades turísticas 11,5% acima do patamar pré-pandemia e 2% abaixo do maior nível já alcançado. Belém, que sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em breve, apresentou o maior aumento, com 4,9% de agosto para setembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também