Começou neste domingo a segunda fase do vestibular 2026 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a participação de 13.045 candidatos. Eles concorrem a 2.530 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação.
No primeiro dia, os candidatos realizaram provas de redação, língua portuguesa e literatura, além de testes interdisciplinares que incluíram questões de língua inglesa e ciências da natureza. A prova de redação ofereceu aos participantes a escolha entre dois temas: o discurso de ódio contra as mulheres e a relevância histórica da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Nesta segunda-feira, os candidatos enfrentarão provas de matemática e um teste interdisciplinar de ciências humanas. Adicionalmente, serão aplicados testes específicos para cada área do conhecimento. Candidatos da área de ciências biológicas e saúde realizarão provas de biologia e química; aqueles que buscam vagas em cursos de exatas e tecnológicas farão testes de física e química; e os candidatos da área de ciências humanas e artes serão avaliados em geografia, história, filosofia e sociologia.
A segunda fase do vestibular está sendo realizada em diversas cidades, tanto no estado de São Paulo quanto em outras capitais do país. Entre os municípios paulistas que sediam a prova estão Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Fora de São Paulo, a prova também acontece nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br