Plantão Psicológico: Prefeitura de Timóteo disponibiliza atendimento para pessoas afetadas pelas fortes chuvas
A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida e da Equipe de Saúde Mental, vai realizar, entre os dias 5 e 9 de maio, um plantão psicológico especial para acolher as famílias atingidas pelas fortes chuvas ocorridas no município, na madrugada da segunda-feira (28).
O atendimento acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Timotinho, João XXIII e Petrópolis. No período da manhã, os atendimentos serão nas unidades do João XXIII e Timotinho. Já no período da tarde, o acolhimento psicológico será no Petrópolis.
“Esse plantão é uma forma emergencial e humanizada de oferecer escuta, apoio e orientação psicológica para crianças, adolescentes e adultos que enfrentam momentos difíceis por conta das chuvas. O objetivo é acolher, aliviar o sofrimento imediato, ajudar a organizar os sentimentos e orientar as pessoas sobre os próximos passos, caso seja necessário um acompanhamento mais prolongado. O plantão psicológico funciona de forma simples. A pessoa procura o serviço, é atendida por um psicólogo e recebe um cuidado imediato, respeitando sua dor, sua história e o momento que está vivendo”, explicou Melissa Letro, gerente da Saúde Mental.
Não é necessário agendamento para receber o atendimento psicológico. Basta comparecer às unidades mencionadas, durante os horários destinados ao plantão.
A gerência de Saúde Mental do município orienta à pessoa que sentir a necessidade de conversar, buscar apoio emocional ou entender melhor o que está sentindo, não postergar em procurar o plantão psicológico.
“Você não está sozinho. A prefeitura, juntamente com a Secretaria de Saúde, está junto com a comunidade, cuidando da saúde emocional de todos, com acolhimento e respeito”, destacou Melissa Letro.