Belém: Hospedagem Dispara 155% em Novembro Impulsionada por Eventos Climáticos

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Belém registrou um aumento expressivo nos preços de hospedagem em novembro, com uma alta de 155,24% em comparação com o mês anterior. O custo das passagens aéreas também apresentou um crescimento significativo, subindo 25,32% na capital paraense.

Os dados foram revelados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial do país, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pressão exercida pelos preços das reservas e das passagens aéreas impulsionou a prévia da inflação em Belém para 0,67%, a mais alta entre as 11 regiões pesquisadas mensalmente pelo IBGE. Este valor supera em mais de três vezes o IPCA-15 nacional, que ficou em 0,20%.

A realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e a Cúpula do Clima, que reuniram chefes de Estado e de governo, são apontadas como os principais fatores para esse aumento.

Em um período de 12 meses, o preço da hospedagem na região metropolitana de Belém teve um aumento de 204,63%, superando em 16 vezes a média nacional, que ficou em 12,71%. Em comparação, São Paulo registrou um aumento de 4,48% no preço da hospedagem no mês e 10,86% em 12 meses.

A inflação na região metropolitana de Belém possui um peso de 4,46% na inflação do país. A Grande São Paulo, por sua vez, detém o maior peso, com 33,45%.

A pesquisa de preços para o IPCA-15 foi realizada entre 14 de outubro e 13 de novembro, não abrangendo todo o período da COP30. O IPCA completo de novembro, que engloba todo o período da conferência, será divulgado em 10 de dezembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também