CNU 2025: Quase 43 mil Avançam para a Prova Discursiva

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciaram a aprovação de 42.499 candidatos para a segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2), popularmente conhecido como o “Enem dos Concursos”. Os aprovados seguem para a prova discursiva.

Este certame visa preencher 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal. Candidatos de todas as 27 unidades da federação foram aprovados para a próxima fase, agendada para 7 de dezembro.

Para consultar o resultado individual, os candidatos devem acessar a página de acompanhamento do CNU 2025 no da FGV e fazer login com CPF e senha da plataforma Gov.br. No , também é possível verificar as notas mínimas necessárias para a classificação em cada cargo, especialidade e modalidade de concorrência, incluindo ampla concorrência e cotas para pessoas com deficiência, negras, indígenas e quilombolas. Os gabaritos definitivos das provas objetivas e as respostas aos recursos também estão disponíveis.

O resultado individual informa a situação do candidato: aprovado e classificado (atingiu os acertos mínimos e a nota necessária para a prova discursiva, sendo convocado para a segunda fase); aprovado e não classificado (atingiu os acertos mínimos, mas não a nota mínima para a próxima fase); ou eliminado (não atingiu os acertos mínimos).

O MGI anunciará, até o final desta semana, a convocação dos candidatos classificados para a prova discursiva por meio de edital no Diário Oficial da União. Outros editais de convocação também serão publicados, incluindo os referentes à avaliação de títulos, ao procedimento de confirmação/verificação complementar à autodeclaração para candidatos negros, indígenas e quilombolas, e ao procedimento de caracterização da deficiência. Candidatos com deficiência terão sua situação avaliada por uma equipe multiprofissional com base na documentação enviada no ato da inscrição.

As provas objetivas do CNU 2025 foram realizadas em 5 de outubro, em 228 municípios brasileiros. Das 3.652 vagas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. O concurso também visa formar um banco de candidatos aprovados em lista de espera. O MGI informa que 2.480 vagas são de preenchimento imediato e 1.172 para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados. Os cargos são agrupados em nove blocos temáticos, repetindo o modelo da primeira edição do CNU, que permite a inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com definição de lista de preferência.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também