O esquiador brasileiro Cristian Ribera teve um início de temporada paralímpica de esportes na neve espetacular, conquistando duas medalhas de ouro na Copa Continental, realizada em Beitostolen, Noruega. Nascido em Cerejeiras, Rondônia, Ribera demonstrou sua superioridade na competição.
No sábado, Ribera venceu a prova de distância de 5 quilômetros, um dia após garantir o ouro na prova de sprint/velocidade de 800 metros, ambas disputadas no Estádio de Esqui de Beitostolen. A vitória nos 5 km veio com o tempo de 11min41s1, na classe LW11, para atletas que competem sentados. O italiano Giuseppe Romele ficou em segundo lugar com 12min10s2, seguido pelo ucraniano Vasyl Kravchuk, com 12min42s5.
Na prova de sprint, Ribera dominou desde o início, registrando o melhor tempo tanto na qualificatória quanto na semifinal, antes de conquistar o ouro na final. Kravchuk ficou com a prata e Romele com o bronze.
Ribera retornará ao circuito mundial na etapa de Finstrerau, Alemanha, entre 14 e 18 de janeiro. A equipe brasileira ainda terá representantes em duas competições antes do final da temporada: a etapa continental de Canmore, Canadá, nos dias 26 e 27, e a abertura da Copa do Mundo de esqui cross-country, em dezembro. Aline Rocha, Wesley Santos e Altair Marangne também competirão.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br