Aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados compareceram aos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizados nos dias 9 e 16 de novembro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No primeiro dia do exame, a abstenção foi de 27%.
O ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa, destacou que a taxa de presença é similar à de edições anteriores do exame. Os resultados definitivos serão divulgados em janeiro de 2026. O gabarito oficial do segundo dia de provas será divulgado na próxima quinta-feira, dia 20.
Uma das novidades para 2026 é que o governo utilizará o Enem para avaliar o ensino médio, substituindo o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Segundo o ministro, essa mudança visa motivar os estudantes, que dedicam maior atenção ao Enem como forma de acesso ao ensino superior. O Inep já realizou os estudos necessários para implementar a nova forma de avaliação.
Além disso, o MEC solicitou ao Inep um estudo para avaliar a aplicação do Enem em português nas capitais de Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai) para candidatos brasileiros e estrangeiros, em modelo digital. A previsão é que os estudos sejam concluídos até o final de março de 2026.
Durante a aplicação do segundo dia de provas, cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por comportamentos considerados inadequados. O ministro Santana afirmou que a aplicação do Enem 2025 ocorreu sem ocorrências significativas em todo o país, exceto por casos pontuais como a falta de energia no Rio Grande do Sul e ocorrências no Ceará.
Devido a um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, os inscritos que fariam o segundo dia de prova no Ciep 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, terão as provas reaplicadas em 17 de dezembro.
O Enem 2025 marcou a estreia da metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto. O exame foi aplicado em todas as unidades da federação, em cerca de 165 mil salas de prova equipadas com detector de metais.
Participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do Enem a partir do dia 17 até 12h do dia 21 de novembro, através da Página do Participante no do Inep. A análise da solicitação será individual e, se deferida, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à COP30, os candidatos farão as provas nos domingos 30 de novembro e 7 de dezembro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br