Enem 2025: Candidatos Enfrentam Matemática e Ciências no Segundo Dia de Provas

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Milhares de estudantes em todo o país realizaram neste domingo a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O ministro da Educação acompanhou a abertura dos portões na Universidade de Brasília (UnB), desejando boa sorte aos candidatos.

A etapa final do exame é composta por 90 questões, divididas igualmente entre as áreas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática. Em mais de 1,8 mil municípios, os portões de cerca de 11,7 mil locais de prova fecharam pontualmente às 13h30, horário de Brasília.

Os participantes tiveram cinco horas para concluir o exame. A saída foi permitida a partir das 15h30, sem a possibilidade de levar o caderno de provas. Aqueles que optaram por levar o caderno de questões puderam deixar o local somente após as 18h. O término da prova para todos os candidatos ocorreu às 18h30. Candidatos com tempo adicional aprovado tiveram direito a 60 minutos extras, enquanto participantes com solicitação de videoprova em Libras aprovada contaram com 120 minutos adicionais.

No domingo anterior, o primeiro dia do Enem registrou uma abstenção de 27%. Dos mais de 4,8 milhões de inscritos, cerca de 3,5 milhões compareceram para responder às questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.

Candidatos que faltaram a um ou ambos os dias de prova devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação do exame. O período para solicitar a reaplicação se estende desta segunda-feira até a próxima sexta-feira, com análise individual dos casos pelo Inep. A reaplicação, se aprovada, ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também