Milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se preparam para o segundo dia de provas neste domingo, que inclui 90 questões divididas igualmente entre matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).
Especialistas recomendam que os candidatos pausem os estudos e foquem na logística de deslocamento e na preparação do material a ser levado para a sala de aplicação. Após essa organização, o ideal é relaxar antes da prova.
João Pedro Pinheiro Oliveira, um estudante de 17 anos de Brasília, está entre os mais de 4,8 milhões de inscritos. Ele pretende cursar Administração e, confiante após o primeiro dia de prova, planeja usar vídeos para revisar macetes finais. “Vou somente ver um vídeo ou outro que me ajude em um macete final”, exemplifica. João afirma ter mais facilidade em matemática e pretende priorizar as questões mais fáceis para otimizar seu desempenho.
Sofia Biacchi Emanuelli Hardt, também estudante, pretende usar a nota do Enem para estudar fora de Brasília. Ela revisou as matérias mais recorrentes e fórmulas importantes. Sofia optou por não conferir o gabarito do primeiro dia para manter a tranquilidade. “Nem corrigi a primeira prova, porque se tiver ido mal ou pior do que eu penso que eu iria para a segunda prova com pesar”, explica.
Samuel Ribeiro, professor de química das escolas dos estudantes, reforça a importância do descanso. “O candidato não deve se esquecer de descansar antes da prova para chegar menos ansioso e com a cabeça mais tranquila para fazer a prova. Nada de chegar muito afobado”, diz.
Recomenda-se que os candidatos preparem duas canetas pretas de material transparente, o documento oficial com foto e planejem o trajeto para o local da prova, o mesmo do primeiro dia. Levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso também é aconselhável, pois contém o endereço e o número da sala. Lanches leves, como chocolate e sucos, e água em garrafa transparente são importantes para manter a energia e a hidratação.
No dia da prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30 e término às 18h30. A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Quem desejar levar o caderno de questões poderá sair a partir das 18h.
Dentro da sala, o professor Ribeiro aconselha a identificar as questões mais familiares para tranquilizar o candidato. “Lembre-se de passar aquele olho geral na prova e ver quais são as questões que já sabe fazer. Isso já representa um ponto bom para se tranquilizar”, afirma. Priorizar as questões mais fáceis e ler atentamente os enunciados são estratégias cruciais.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br