Inep Nega Vazamento no Enem Após Anulação de Questões

© Zeca Ribeiro/Agência Câmara

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, assegurou que não houve vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

A anulação de três questões do Enem 2025, após a realização do segundo dia de prova, foi classificada como uma ação preventiva. Segundo Palacios, houve uma tentativa de reprodução de itens memorizados a partir da participação no pré-teste, mas ninguém teve acesso à prova antes da aplicação, exceto os elaboradores.

O Inep esclareceu que a divulgação de questões semelhantes às da avaliação oficial ocorreu porque foram memorizadas por participantes que fizeram o pré-teste do Enem. O pré-teste é uma etapa experimental e sigilosa, essencial para ordenar as questões por nível de dificuldade antes de serem incluídas no Banco Nacional de Itens (BNI). Os testes são aplicados com estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

Palacios garantiu que os pré-testes são realizados com os mesmos itens de segurança do Enem. No Enem 2025, as provas foram compostas por itens de dez pré-testes diferentes aplicados nos últimos anos. Ele afirmou que a anulação de alguns itens não compromete a precisão da prova para estimar o desempenho dos estudantes.

A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação, a pedido do Ministério da Educação, para apurar a suposta divulgação antecipada de questões semelhantes às da prova, antes da realização do segundo dia do exame.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também