Professores de medicina têm até esta sexta-feira, dia 7, para se inscrever no Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para os interessados em participar da elaboração e revisão de questões para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida) e para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
A seleção oferece reserva de vagas para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e/ou quilombolas (20%), indígenas (3%) e pessoas com deficiência (5%), mediante comprovação documental. As inscrições são realizadas online, através do Sistema BNI. No ato da inscrição, é obrigatório o envio de documentos como diploma, declaração de docência e o termo de compromisso e sigilo assinado.
Para participar, o candidato deve possuir diploma de graduação em medicina emitido por instituição de ensino superior reconhecida, além de título de especialização stricto sensu ou lato sensu em áreas como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental. Também é necessário comprovar atuação como docente em curso de medicina por meio de declaração assinada pela coordenação do curso ou representante legal da instituição. Servidores do Ministério da Educação (MEC), Inep ou órgãos vinculados estão impedidos de participar da seleção.
O Inep remunerará as atividades de elaboração e revisão de itens por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE). O valor unitário do AAE será de R$ 500 por item elaborado e R$ 300 por item revisado técnico-pedagogicamente. O resultado preliminar da análise da documentação será divulgado em 11 de novembro, e a convocação para capacitação está prevista para o dia 14 de novembro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br