Inscrições Abertas para Vestibular Indígena da UnB: Últimas Horas para se Inscrever

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Candidatos interessados em ingressar na Universidade de Brasília (UnB) através do vestibular indígena 2026 têm até as 18 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira (7) para realizar a inscrição gratuita. O processo seletivo é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), visando ampliar o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, através do do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

O vestibular é voltado para candidatos indígenas que buscam sua primeira graduação ou que não concluíram um curso superior anteriormente. Para participar, é necessário ter cursado ou estar cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. Estudantes da rede privada podem se inscrever caso tenham sido beneficiados por bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

A UnB oferece um total de 154 vagas em mais de 40 cursos de graduação, distribuídas entre os campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Planaltina e Gama, no Distrito Federal. As oportunidades abrangem bacharelados e licenciaturas nos turnos diurno e noturno, incluindo áreas como administração, engenharias, nutrição, psicologia, gestão de agronegócios e saúde coletiva.

O processo seletivo, sob responsabilidade do Cebraspe, consiste em provas objetiva e de redação em língua portuguesa, marcadas para o dia 7 de dezembro, além de avaliação de documentação e entrevista pessoal, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

As provas serão aplicadas em Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).

É imprescindível que o candidato anexe uma fotografia individual recente que atenda às especificações do edital. A divulgação do resultado final e da convocação para o registro acadêmico online em primeira chamada para o primeiro semestre de 2026 está prevista para 19 de janeiro de 2026.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também