João Fonseca Garante Presença no Rio Open 2026, Celebrando Vínculo com o Torneio

© Reuters/Matias Baglietto/proibida reprodução

Sensação do tênis mundial, o carioca João Fonseca, de 19 anos, confirmou sua participação na 12ª edição do Rio Open, um dos maiores torneios ATP 500 da América do Sul. O anúncio consolida a ligação do tenista, atualmente o número 43 do mundo e o mais jovem no top 100 do ranking da ATP, com o evento.

Fonseca se junta ao italiano Lorenzo Muzetti, 10º no ranking e medalhista de bronze olímpico em Paris, como um dos primeiros nomes confirmados para o torneio que acontecerá de 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Esta será a quarta vez que o tenista compete no saibro carioca.

“O Rio Open é um torneio muito especial para mim, que representa diferentes experiências na minha vida,” declarou Fonseca. “Já fui como torcida, como sparring, foi onde joguei meu primeiro ATP… Criei muita vivência vendo grandes jogadores e tênis do alto nível de perto, e foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou animado para disputar mais uma edição em casa, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira.”

A história de Fonseca com o Rio Open começou na infância, como espectador da edição inaugural em 2014, onde acompanhou de perto a atuação de Rafael Nadal. Desde então, ele esteve presente em todas as edições. Em 2022, tornou-se sparring oficial, treinando com nomes como Carlos Alcaraz e Matteo Berretini. No ano seguinte, estreou na chave principal, marcando seu primeiro torneio profissional.

Em 2024, Fonseca alcançou as quartas de final, vencendo sua primeira partida na chave principal de um torneio ATP. Nesta temporada, sua participação no Rio Open ocorreu logo após a conquista do seu primeiro título profissional no ATP 250 de Buenos Aires.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também