Mundial de Vôlei de Praia: Brasil Busca Hegemonia com Sete Duplas em Adelaide

© Luiza Moraes/COB/Direitos Reservados

O Brasil, detentor do título de maior campeão mundial de vôlei de praia, inicia nesta quinta-feira sua jornada na 15ª edição da competição, sediada pela primeira vez em Adelaide, Austrália. A delegação brasileira é composta por sete duplas, incluindo as atuais campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, que já conquistaram ouro e prata nos mundiais de Roma (2022) e Tlaxcala (2023).

Duda e Ana Patrícia abrem a participação brasileira enfrentando as australianas Phillipse e Mears pelo Grupo F, às 20h30 (horário de Brasília). Os fãs poderão acompanhar o Mundial online.

“Copa do Mundo sempre é um torneio muito especial. Esse ano foi muito difícil, mas a partir do meio do ano fizemos ótimas etapas no Circuito Mundial, então a gente está feliz com a nossa evolução. O que a gente espera é dar nosso melhor dentro de quadra, ir jogo a jogo porque é um torneio muito longo”, declarou Duda.

Além delas, a dupla Thâmela e Victória (Vic) também fará sua estreia, liderando o ranking, contra as peruanas Gaona e Allcca pelo Grupo A, às 21h30. “É minha primeira Copa do Mundo, nossa primeira como time. A gente está muito feliz de estar aqui, e estar como ranking 1 é algo que a gente mais lutou para conquistar”, afirmou Thâmela, de 25 anos.

Evandro e Arthur Lanci, quarta colocada no ranking, encerram o primeiro dia de competições para o Brasil, enfrentando os nicaraguenses Mora e Lopez pelo Grupo D, às 23h30. Evandro, com experiência em Mundiais, já possui um ouro e um bronze em seu currículo.

As outras duplas brasileiras em Adelaide são Carol Solberg e Rebecca; Vitória e Hegê; George e Saymon; e André e Renato. O Brasil busca manter seu domínio histórico no Mundial, onde já conquistou 35 medalhas: 13 ouros, 11 pratas e 11 bronzes.

O Mundial conta com 96 duplas no total, divididas em 48 por gênero, organizadas em 12 grupos de quatro. Na fase de grupos, as equipes competem entre si, e as duas melhores de cada grupo, após três rodadas, avançam diretamente para a fase eliminatória (32 avos de final), juntamente com os quatro melhores terceiros colocados. As demais equipes que terminarem em terceiro lugar terão uma chance de repescagem para garantir sua vaga na fase eliminatória. A grande final está marcada para o dia 23 de novembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também