RPE anuncia novos diretores e mira no mercado de startups e fintechs com spin-off Horizon Pay
Felipe Haidar é o novo Chief Financial Officer e foca na governança da companhia, enquanto Lucas Dornellas assume como Chief Revenue Officer e responde pela geração de receita
A RPE - Retail Payment Ecosystem, empresa focada em soluções de meios de pagamento para varejo, bancos e fintechs, anunciou a chegada de dois novos diretores na organização: Felipe Haidar assume como CFO (Chief Financial Officer) e Lucas Dornellas como CRO (Chief Revenue Officer). Os executivos integram a companhia num contexto de expansão, já que recentemente a RPE anunciou o spin-off Horizon Pay para integrar o ecossistema de empresas parceiras e agora a estratégia é desenhar um plano para atingir o mercado de fintechs, instituições de pagamento, financeiras e bancos.
“A RPE tem um foco muito claro no segmento varejista e isso nos permite criar produtos e serviços feitos a quatro mãos com esse setor. Nossa estratégia é criar um ecossistema de soluções ágeis, robustas, seguras e integradas, seja de forma própria ou via parceiros, resolvendo de fato todas as dores dos nossos clientes com relação a operações de crédito e meios de pagamento. Estamos criando novas soluções e tecnologias para o mercado, e às vezes, até adaptando tecnologias de outros segmentos, como o bancário. Esta inovação permite aos nossos clientes venderem mais, fidelizando seus próprios clientes e crescendo suas operações. A RPE tem o objetivo de ser reconhecida como a melhor empresa para atender o varejo. Junto a isso, a Horizon Pay está focada em expandir o segmento de atuação da RPE para startups e fintechs. Nossa forma de trabalhar vai além de uma relação de compra e venda, é um ganha-ganha, pois o crescimento saudável dos nossos clientes implica também no nosso crescimento”, explica Felipe Haidar, que já passou por empresas como ClickBus e IBM e assume a cadeira na RPE.
Hoje, a RPE conta com mais de 70 clientes na carteira e processa anualmente cerca de R$20 bilhões. Mas, para quem está dentro da companhia, isso é só o começo. Lucas Dornellas afirma que a expectativa principal é de crescimento em larga escala, tanto para atingir novos mercados a partir da Horizon Pay, quanto para reforçar a posição da RPE no mercado. “Direcionaremos nossos esforços para solidificar a RPE como companhia referência no setor e como a melhor processadora para o varejo, bem como levar a Horizon Pay a explorar todo o seu potencial de inovação e tecnologia frente a bancos tradicionais e instituições de meio de pagamentos e do mercado financeiro. Nosso trabalho passa por conteúdo, mas principalmente pela oferta de valor na ponta, trazendo mais eficiência aos nossos clientes”, diz o novo CRO.
Para ele, o aumento na quantidade de empregos formais no primeiro trimestre deste ano é um sinal de retomada e de crescimento para o varejo e demais setores da economia. Nos três primeiros meses de 2024 foram criados 719,03 mil empregos formais, segundo dados do Ministério do Trabalho, o que representa alta de 33,9% em relação ao mesmo período do ano passado. “A RPE está pronta para catalisar todo este movimento e apoiar seus clientes e parceiros. Nosso foco é em eficiência e visão ousada sempre, fazendo ainda mais do que já foi feito até então. Temos uma história de muito sucesso que já vem de décadas de trabalho da alta liderança e de toda equipe, história essa pautada não só pela inovação e pela tecnologia de ponta, mas também pela coragem de se transformar e criar novas frentes de negócio para o nosso público”, comenta.
Na mesma linha, Felipe Haidar acredita que o principal diferencial da organização é “ter o varejo no DNA, com profissionais que atuam há mais de 20 anos nesta indústria”. De acordo com ele, a empresa se destaca porque cria um ecossistema de serviços financeiros que já é pensado para o varejo desde o início, com especificidades e desafios que só quem está no segmento consegue entender profundamente, como o uso de estruturas legadas para fazer a gestão de produtos de crédito - cartões private label, BNPL e outros. “Boa parte da indústria varejista ainda desconhece a existência de produtos pensados exclusivamente para o segmento, então este é um processo de longo prazo, pois não se ganha a confiança do mercado de um dia para o outro. Estamos fazendo um trabalho de formiguinha para mostrar nossos diferenciais e os casos de sucesso que possuímos hoje.”
Lucas Dornellas, Chief Revenue Officer da RPE Tech e Horizon Pay, é o executivo responsável pelo planejamento estratégico, geração de receita, growth e alavancas comerciais das companhias. Ele é formado em Gestão de Marketing com MBAs em Liderança e Negócios Internacionais e Especializações em Estratégia pela Harvard Business School e The Wharton School pela UPenn. Especialista do mercado de pagamentos e serviços financeiros passou por companhias como Dotz (DOTZ3), QUI!Group, CashU Fintech e Pinbank Brasil.
Felipe Haidar é engenheiro formado pela POLI - USP, com MBA em Finanças pela Saint Paul. Desenvolveu sua carreira como executivo de finanças, passando por empresas de tecnologia de alto crescimento como ClickBus e Ada Tech. Atuou como CFO para a América Latina no fundo de Venture Capital alemão Rocket Internet (Mobly, Westwing, Clara, Swap, Flash, entre outras). Também é mentor na Associação Brasileira de Startups e professor de finanças corporativas e valuation na BTCompany.
COMENTÁRIOS