Saúde bucal e bem-estar: o papel do COI na prevenção de doenças sistêmicas
No 43º aniversário do Centro de Odontologia Integrada, cirurgião-dentista dá dicas de como ter uma boa saúde bucal
No dia 25 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal, uma data que homenageia os dentistas brasileiros e reforça a importância dos cuidados com a saúde bucal. Paralelamente, o Centro de Odontologia Integrada (COI), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), celebra o seu 43º aniversário, no dia 27 de outubro. Para marcar essas ocasiões, o COI destaca como uma boa higiene bucal impacta diretamente no bem-estar do corpo, prevenindo complicações graves em outros órgãos.
Nesses 43 anos de história, o COI consolidou-se como referência em saúde bucal, oferecendo atendimento de excelência e inovando constantemente no setor odontológico. Com sede localizada no bairro Horto, em Ipatinga, o COI orgulha-se de sua contribuição para a saúde bucal de milhares de pessoas. Foi a primeira instituição de assistência odontológica de Minas Gerais a ser certificada pela norma ISO 9001:2008, destacando-se pela incorporação de tecnologias de ponta, como tomografia computadorizada, raios-X e um laboratório digital de próteses, o que garante diagnósticos precisos e tratamentos eficientes.
Com uma estrutura moderna, o COI possui 12 especialidades odontológicas, 46 unidades odontológicas, um laboratório de prótese e uma Central de Materiais e Esterilização. Em 2023, foram realizados mais de 386 mil procedimentos, evidenciando sua alta capacidade de atendimento. A equipe é formada por 66 cirurgiões-dentistas, 29 técnicos em saúde bucal, 68 auxiliares em saúde bucal, além de técnicos em radiologia e técnico de prótese dentária.
O cirurgião-dentista e responsável técnico do COI, Ronaldo Faria, orienta sobre os cuidados diários necessários para prevenir complicações. “Práticas simples, como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental diariamente e realizar visitas regulares ao dentista, a cada seis meses, fazem toda a diferença. Além disso, hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, rica em cálcio e vitamina D, e a redução do consumo de açúcar, ajudam a manter a saúde bucal e geral em dia”, orienta.
Uma boa higiene e os cuidados com a saúde bucal evitam doenças mais comuns que podem ter um impacto sistêmico. “Entre os problemas bucais mais comuns estão as cáries, gengivite, periodontite, estomatite, candidíase oral e abscessos dentários. As bactérias presentes na placa bacteriana podem entrar na corrente sanguínea, causando infecções que afetam o coração, pulmões e até aumentam o risco de parto prematuro. Além disso, a periodontite, por exemplo, pode elevar o risco de diabetes, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e até alguns tipos de câncer”, explica Ronaldo.
O profissional também destaca a relação entre saúde bucal e doenças crônicas, como diabetes e osteoporose. “Pessoas com diabetes descontrolada são mais propensas a problemas bucais, como redução do fluxo salivar e cicatrização lenta, o que pode dificultar o controle da doença. Já a osteoporose pode ser indicada por sinais na boca, como mobilidade dentária e fraturas ósseas”, afirma.
O COI oferece um programa de prevenção, que se destaca por ser referência nacional, com atendimento para todas as idades, desde bebês até idosos. “Temos um dos menores índices de CPOD do Brasil. O CPOD é um indicador de avaliação das condições de saúde bucal da população que a Organização Mundial de Saúde adota. Além da prevenção, como serviços de limpeza dentária, o COI oferece todas as especialidades da odontologia, para restaurar a qualidade da saúde bucal e de uma maneira geral, como restaurações, próteses fixas, unitárias e totais, implantes, tratamento de canal, disfunção temporomandibular, odontologia do sono, ortodontia, reabilitação, estética, harmonização e clareamento. Além de possuir um laboratório digital, que permite realizar um serviço de melhor adaptação e qualidade ao seu público”, diz Ronaldo.
Segundo o especialista, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool também são medidas que podem reduzir o risco de problemas bucais. Ronaldo reforça, ainda, que a visita regular ao dentista é fundamental, mas há sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar um profissional com urgência. “Dores nos dentes, sangramento nas gengivas, mau hálito persistente, sensibilidade, feridas que não cicatrizam e dentes quebrados são alguns dos sintomas que não podem ser ignorados”, explica.
Em celebração ao Dia Nacional da Saúde Bucal é fundamental conscientizar a população sobre a importância de uma higiene bucal adequada e das visitas regulares ao dentista. “É muito importante a conscientização da população em relação à saúde bucal em geral. As simples formas de conscientização ajudam a prevenir doenças relacionadas à saúde bucal e várias doenças crônicas”, reforça Ronaldo.
O COI, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h, atende diversos convênios e pacientes particulares, reforçando seu compromisso com a saúde bucal da população por meio de um atendimento de qualidade e humanizado.
Essa história de sucesso continua, com o COI investindo em tecnologia, qualificação profissional e, acima de tudo, em um atendimento acolhedor, proporcionando sorrisos saudáveis e mais confiança aos seus pacientes.
COMENTÁRIOS