O PÁSSARO
A artista Luzia di Resende, coordenadora do Grupo Perna de Palco, teve um de seus contos selecionados para se transformar em um curta metragem. A história ‘O Pássaro” foi umas das 10 histórias selecionadas entre 230 histórias pelo projeto Curta Vitória Minas III do Instituto Marlin Azul que tem uma longa trajetória e experiência em cinema.
O processo de aprendizagem imersiva oferecido pelo IMMA foi um dos cursos mais completos que, segundo a diretora, ela já participou, pois passa por todas as etapas de realização, transitando do campo da ideia, da imaginação, a concretude da execução. O curso preparou a artista para conduzir todas etapas de produção, gravações e edição.
Com direção, roteiro e produção da artista, Luzia di Resende diz estar muito confiante com o resultado final e aposta na aceitação do público. “Foi maravilhoso ver se concretizar na tela o que a imaginação tinha criado. O figurino, o cenário, os objetos de cena e a locação maravilhosa. O filme foi rodado no Parque Ipanema e na Fazendinha, um patrimônio tombado na cidade. Ficou lindo!”
Para transformar sua ideia em filme Luzia di Resende contou com um elenco composto por artistas profissionais, amadores, familiares e amigos, uma turma que atuou de forma brilhante: Catarina Torrezani, Celeste Resende, Ivana Mendes, Rita Knop, Diego Martins, Helena Santos, Patrícia Louback, Marilson Braga, Antõnio Junio, Wal Vitorino, Bárbara Barros, Clara Magalhães, Isabelle Rosa, Luana Maestri, Aneli Coelho, Laura Teodoro, Ariel Bertola, Luiza Mendes e Valter Barros.
Na composição da equipe tem a Anita Rof na maquiagem e Sóstenes Araújo com uma trilha original. A animação é de Rosária, direção de fotografia Rafael Mazza, Edição Márcia Medeiros, abertura e créditos Silvana Andrade, som Marcos Castanhede e Guile Martins.
No imaginário popular alguns pássaros noturnos são aves de mau agouro: trazem notícias de morte. “O Pássaro” é a história de uma menina que é visitada em sonhos por um pássaro que sussurra despedidas. Atenta, ela observa cada pessoa ao seu redor, tentando desvendar quem será o próximo a ser chamado pelo inesperado. Com uma linguagem que namora o realismo fantástico a morte é encarada como uma perda natural.
A estreia será no próximo dia 27 de novembro, no Galpão I do Parque Ipanema, as 19:30 horas. O evento é gratuito, aberto a comunidade e terá também incluso a apresentação de outros curtas dos selecionados deste ano. Um evento imperdível para todas as idades.
Depois da estreia no Vale do Aço e outras Cidades do Circuito, o curta será inscrito nos vários festivais de cinema nacionais e internacionais. A expectativa é que “O Pássaro” voe para terras distintas.
Agenda:
Dia 27/11
!9:30 horas
Galpãp I – Parque Ipanema
COMENTÁRIOS