Encontro cultural fecha ciclo de capacitação do LEEI
Curso de formação é voltado para professores da educação infantil
Os 92 docentes da educação infantil de Timóteo (80) e Marliéria (12) encerraram o ciclo de capacitação do projeto LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) no último sábado (30/11), com uma programação cultural que percorreu o roteiro turístico “Caminho Drummondianos” na cidade de Itabira. O LEEI é voltado para a rede pública e integra as ações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, pactuado entre os municípios e o governo federal.
A capacitação é coordenada pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (UFOP) e contou com aulas remotas e presenciais no total de 250h no período de maio a novembro, sendo 64h referentes a oitos encontros presenciais. No fechamento do curso, os professores puderam ampliar o seu universo cultural e ter um novo olhar sobre a relevância nacional e internacional do escritor Carlos Drummond de Andrade, além de refletir sobre como a cultural e a literatura influenciam a primeira infância.
O LEEI tem como objetivo central a formação de professores de educação infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita em creches e pré-escolas. Através do curso, os docentes ampliaram o diálogo sobre teorias e práticas, analisando as ferramentas de alfabetização a serem inseridas no trabalho diário com os alunos.
Roteiro
O Museu de Território Caminhos Drummondianos resgata a Itabira antiga, através das referências encontradas na obra de Carlos Drummond de Andrade. Traçou-se na cidade caminhos vivenciados pelo poeta em sua especificidade física e em seu contexto poético. Caminhos Drummondianos tem como objetivo possibilitar um maior contato do público com a poesia de Carlos Drummond de Andrade, assim como a divulgação do Turismo Cultural em Itabira, dentro do Circuito do Ouro e Estrada Real. Os educadores visitaram o Centro Histórico de Itabira, a Casa de Drummond, o Museu de Itabira, Memorial Carlos Drummond de Andrade e Fazenda do Pontal.
COMENTÁRIOS