Ouro Olímpico no Horizonte: Nadador de Recife Brilha nos Jubs

© Luã Lucas/Uninassau/Direitos Reservados

Julio Cesar Gomes Santana, nadador de 20 anos, busca ampliar sua coleção de medalhas de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) que ocorrem em Natal até 18 de outubro. Competindo na natação da classe S9, destinada a atletas com deficiência, o recifense participa do evento pela segunda vez, após uma estreia impecável na edição anterior, onde conquistou o ouro em todas as cinco provas que disputou.

Na edição atual, Santana competirá em três provas. Na primeira delas, os 50 metros costas, realizada nesta segunda-feira, ele já garantiu o primeiro lugar no pódio, demonstrando a excelente forma física e técnica.

“Durante todo o ano de 2025 eu estou treinando bastante. O meu foco agora é para o campeonato absoluto brasileiro. Então aqui eu uso para ganhar ritmo de prova, de competição, para avaliar como é que estou”, afirmou Julio Cesar, ressaltando a importância dos Jubs em sua preparação para outros campeonatos.

Cursando o segundo período de educação física na Uninassau do Recife, o atleta concilia a intensa rotina de treinos com os estudos. “Os treinos estão sendo mais intensos, mas está dando para conciliar”, garante.

A trajetória de Julio Cesar na natação é relativamente recente. Iniciada em 2019, sua dedicação ao esporte já rendeu diversos títulos, incluindo o de campeão sub-20 , o tricampeonato em competições escolares e uma medalha de ouro no mundial realizado na França.

O grande objetivo de Julio Cesar é alcançar o pódio nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028, um sonho que ele persegue com garra e determinação.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também