Mais de um milhão de candidatos em todo o país participam hoje da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) 2025. O exame, aplicado em 750 cidades, incluindo o Distrito Federal, visa avaliar e selecionar futuros professores para a rede pública de ensino.
Considerada o “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores”, a PND poderá ser utilizada pelas redes públicas de ensino a partir de 2026 como critério único ou complementar na seleção de docentes. A nota obtida no exame será um dos fatores considerados pelos estados e municípios.
A prova, com duração de 5 horas e 30 minutos, é dividida em duas partes: formação geral e componente específico. A parte de formação geral conta com 30 questões objetivas e uma discursiva, abordando temas relacionados à formação docente. O componente específico, por sua vez, apresenta 50 questões de múltipla escolha voltadas ao conteúdo e habilidades de cada uma das 17 áreas da licenciatura, como artes visuais, ciências biológicas, matemática, pedagogia e outras.
Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, com início da prova às 13h30 e término previsto para as 19h, seguindo o horário de Brasília. Os candidatos deverão apresentar documento com foto e caneta esferográfica preta de tubo transparente.
Nesta edição, 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, e 22 secretarias estaduais de educação aderiram voluntariamente à prova. O exame faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento, qualificação e incentivo à docência.
São Paulo é o estado com o maior número de inscritos confirmados, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A área de pedagogia lidera as inscrições, seguida por letras – português, matemática e educação física.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br