Cidade celebra pioneiros da cidade com emoção, música e abraço coletivo na lagoa do Parque Ipanema
Ipatinga declara amor eterno e entrega o maior abraço que todo idoso merecia receber. Em uma manhã que entrou para a história afetiva do município, mais de 600 idosos lotaram o Parque Ipanema nesta sexta-feira (28) para viver uma manhã dedicada a eles. Com o tema “O respeito não envelhece. Idosos, nosso orgulho!”, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPII), promoveu um evento gratuito, aberto a toda a população idosa do município e repleto de apresentações artísticas leves e alegres no galpão coberto.
Teve música, dança e muitos sorrisos. O ponto alto foi o Abraço Simbólico na lagoa do Parque Ipanema: centenas de mãos experientes unidas em volta d’água, simbolizando união entre gerações, valorização da vida e o compromisso permanente da atual gestão com políticas públicas efetivas para a terceira idade.
Gratidão
O vice-prefeito Pedrão Freitas, que há décadas integra a Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), também esteve presente e falou com a simplicidade que o caracteriza: “Eu sou um de vocês. Cresci vendo a luta de muitos trabalhadores e o desenvolvimento desta cidade. Portanto, esse é um momento de gratidão verdadeira. Só consigo dizer muito obrigado por tudo, meus amigos. Vocês não são só o passado glorioso dessa cidade, são o presente que a gente quer continuar cuidando com carinho”, destacou.
“Esse é um momento de gratidão verdadeira. Nossos idosos não são apenas parte da história de Ipatinga. Eles são a própria história. Tudo o que a cidade é hoje deve-se à coragem, ao trabalho e ao amor desses pioneiros. Nosso dever é garantir que se sintam abraçados, respeitados e protagonistas todos os dias”, afirmou Priscila Araújo, diretora da Assistência Social e presidente do CMDPII.
Sentimentos
Entre os participantes, dona Maria Raimundo de Souza, 75 anos, moradora do bairro Canaãzinho, não escondia a emoção. “Eu não perco um dia de atividades no MOTI (Movimento da Terceira Idade). Lá, eu danço, faço amigas e saio de uma depressão. Hoje, dançar com minhas companheiras e dar esse abraço na lagoa foi o presente mais lindo que a vida podia me dar”, confessa.
Já seu José Carlos Pereira, 65 anos, recém-chegado ao grupo de idosos que faz atividades no bairro Veneza II, outra instituição conveniada pela administração, resumiu o sentimento de muitos. “Entrei há poucos meses e já não vivo mais sem essas atividades. Aqui eu converso, rio, faço amigos de verdade. Hoje me senti o homem mais importante do mundo”, afirmou.
O evento contou com apoio de instituições conveniadas como Grupo Renascer Ipatinga, Associação Centro de Convivência Espaço da Família (ACCEF), Movimento da Terceira Idade (MOTI), Associação Cuidado Humano e diversos outros parceiros.