A Toyota retomou a produção de veículos no Brasil nesta segunda-feira (3), após uma paralisação de pouco mais de 40 dias. As fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, localizadas no interior de São Paulo, haviam interrompido suas atividades no dia 22 de setembro, devido a uma forte tempestade.
A paralisação foi motivada pelos danos causados pela tempestade na planta de Porto Feliz (SP), responsável pela produção de motores da montadora.
A retomada da produção será gradual, utilizando motores e peças importadas de outras unidades da Toyota no exterior. Nesta primeira fase, a montadora focará na produção das versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross.
A Toyota informou que a produção de veículos com motores convencionais, destinados tanto ao mercado interno quanto à exportação, será retomada somente em janeiro de 2026. Essa retomada abrangerá a linha de produção atual, incluindo os modelos Corolla e Corolla Cross.
As fortes chuvas e vendavais de 22 de setembro causaram destruição e prejuízos em diversas regiões do estado de São Paulo. A Defesa Civil registrou 33 ocorrências, resultando em 24 pessoas feridas, oito desabrigadas e 33 desalojadas.
Além do destelhamento da fábrica em Porto Feliz, que deixou dez feridos e oito desabrigados, foram registrados alagamentos, quedas de árvores e desabamentos em diversas cidades.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br