Instituições de ensino superior têm até o dia 11 de dezembro para registrar a presença de seus alunos na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O período de registro, que começou na última quinta-feira, é de responsabilidade do coordenador do curso de medicina.
O registro deve ser feito através do Sistema Enade, utilizando o login e senha do Gov.br.
A prova do Enamed 2025 foi aplicada em 225 cidades distribuídas pelas 27 unidades da federação. Os participantes tiveram cinco horas para responder a 100 questões de múltipla escolha. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou um índice de comparecimento de 92% entre os mais de 96,6 mil inscritos. A participação no exame é obrigatória para os estudantes de medicina que estão finalizando a graduação.
A versão preliminar do gabarito da prova objetiva e os cadernos de prova já foram divulgados pelo Inep. O prazo para interposição de recursos referente ao gabarito segue aberto até o dia 27. A divulgação do resultado final das provas está prevista para 5 de dezembro.
O Enamed, que acontece anualmente, tem como objetivo avaliar a formação médica no Brasil. Além dos estudantes concluintes, médicos já formados também participaram do exame com o intuito de utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br