Candidatos indígenas interessados em ingressar na Universidade de Brasília (UnB) em 2026 têm até as 18h de hoje (horário de Brasília) para realizar a inscrição no vestibular específico. O processo é feito exclusivamente online, através do do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A iniciativa, fruto de uma parceria entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), visa facilitar o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior. As vagas são destinadas àqueles que buscam o primeiro curso de graduação ou que nunca concluíram um curso superior.
Podem se inscrever candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. Estudantes da rede privada só serão aceitos caso comprovem ter sido beneficiados por bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%. Candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou queiram usar o nome social devem indicar a opção no ato da inscrição. É permitida apenas uma inscrição por CPF, e aqueles que já possuem diploma de graduação não podem participar do processo seletivo.
Ao todo, são oferecidas 154 vagas distribuídas em mais de 40 cursos de graduação nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal. Os cursos abrangem bacharelados e licenciaturas nos turnos diurno e noturno, incluindo áreas como administração, engenharias, nutrição, psicologia, gestão de agronegócios e saúde coletiva.
O processo seletivo, sob responsabilidade do Cebraspe, inclui provas objetiva e de redação em língua portuguesa, agendadas para o dia 7 de dezembro, além de avaliação documental e entrevista pessoal, que ocorrerão de 8 a 10 de dezembro. As provas serão aplicadas em Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).
Os candidatos devem enviar documentos para homologação da inscrição e anexar uma fotografia recente que atenda às especificações do edital, sob pena de identificação especial no dia da prova.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br